Capsulas de RemédiosAs empresas do ramo farmacêutico têm profissionais exclusivamente designados para coordenar o controle de qualidade dos medicamentos.

A rigidez nas legislações específicas e o padrão de exigência do consumidor cada vez mais alto forçaram as indústrias farmacêuticas e cosméticas a aprimorar suas técnicas de controle de qualidade. Geralmente, profissionais com curso superior em Farmácia ou Química e pós-graduados na área específica são os mais conceituados para exercer cargos em departamentos de controle de qualidade nas indústrias do ramo.

Além de manter o padrão da empresa, o supervisor de controle pode melhorar os processos de fabricação, tornar o ambiente de trabalho mais seguro e coordenar pesquisas para novos produtos. Vários cursos específicos estão disponíveis no mercado para as áreas técnicas, superiores ou pós-graduações.

Em indústrias farmacêuticas, é imprescindível o cuidado com o controle de qualidade. Os medicamentos devem ter as especificações corretas (peso, dosagem, concentração) para surtir o efeito desejado. Os efeitos colaterais devem ser estudados e previstos nas bulas. A integridade de cápsulas e caixas que chegam ao consumidor também têm que ser levadas em conta. O armazenamento adequado também ajuda a garantir a qualidade dos remédios.

Se não respeitarem a legislação, as empresas do ramo podem sofrer punições. São comuns os casos em que consumidores insatisfeitos se sentem lesados por empresas do ramo e entram com ações na justiça, que rendem indenizações milionárias. A imagem da empresa pode ficar prejudicada se a mesma não se mostrar preocupada com o controle de qualidade com seus produtos.